• Di Rezende | Advogados

Em artigo, advogado Marcelo Di Rezende comenta “rombo” na OAB-GO

Atualizado: 10 de Dez de 2019


O portal Opinião Jurídica publicou artigo de autoria de Marcelo Di Rezende, sócio-fundador do escritório Di Rezende Advocacia e Consultoria, no qual o advogado aborda a situação financeira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Goiás (OAB-GO). Durante a eleição para presidente da Casa, esta semana, para mandato tampão, falou-se em dívida da entidade de cerca de R$ 7 milhões.



Leia a íntegra do artigo.


Cadê a transparência que tava aqui?

Por Marcelo Di Rezende


Recentemente, em meados de novembro do ano passado, o conselheiro da OAB-GO por vários mandatos, Dr. Murilo Lobo, disse: “O sistema de prestação de contas da OAB pode ser comparado a uma caixa preta, não tem transparência, não há clareza de quanto se arrecada e se investe”.

Pois bem, com a recente notícia bomba, dita pelo próprio presidente interino da Ordem aqui de Goiás, Dr. Sebastião Macalé, a todos os conselheiros, em plena sessão para eleição do mandato tampão em que não obteve êxito, apontou um rombo que chega a treze milhões de reais, número este rapidamente diminuído pelo então tesoureiro da Ordem e candidato vitorioso para comandar a OAB-GO até o final do ano, Dr. Enil Henrique de Souza Filho, que disse que o montante não chegava a sete milhões. Inadmissível!

Ora colegas, seja treze ou seja sete, o valor não deixa de ser milionário, nos fazendo questionar de imediato, para onde vai o dinheiro que nós advogados pagamos religiosamente a cada ano, não nos olvidando de que nossa anuidade é mais alta do país!

Podem dizer que o Dr. Sebastião Macalé somente relatou tal fato agora, pois, segundo dizem, foi preterido pelo ex-presidente e atual secretário de governo de Goiás, Dr. Henrique Tibúrcio, para comandar a nossa instituição no mandato tampão, em favor do Dr. Enil que, lembrando, é o tesoureiro da OAB e nunca antes havia falado para nós advogados, maiores interessados, que a Ordem havia passado de credora a devedora.

Fato é que, por mágoa ou não, o vice-presidente há 5 anos, Dr. Sebastião Macalé, nos revelou uma notícia estarrecedora e que nos faze questionar como estão financeiramente os demais institutos que são geridos pela OAB-GO, principalmente a CASAG, que responde pelo convênio com a Unimed, livrarias, farmácias, óticas e outros, principalmente, o chamado OAB-PREV, que controla o plano de previdência privada que pagamos à parte, a fim de termos uma melhor aposentadoria.

Assim, entendendo ser uma indagação que todos os advogados goianos querem saber, parafraseando um quadro do programa Fantástico, que tem o nome: “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, perguntamos aos atuais dirigentes da OAB-GO: Para onde foi o dinheiro que pagamos de nossas anuidades? Como foi que chegamos a dever um montante tão elevado? Quando tais dívidas passaram a existir?

Bem, como advogado militante há quase 18 anos e também professor universitário já há quase uma década, nunca me filiei acerca de qualquer posição político-partidária da Ordem, ou seja, sobre qual chapa deveria comandar nossa instituição. Contudo, vejo que não há mais como deixarmos de efetivamente pregarmos uma MUDANÇA na OAB-GO, pois acendeu a luz vermelha e chegou a hora de juntos, TODOS OS ADVOGADOS E ADVOGADAS que não concordam com essa má gestão tomarmos um norte diferente, se quisermos que nossa CASA tenha de novo uma administração de qualidade.

Marcelo Di Rezende é advogado, mestre em Direito pela PUC Goiás, professor universitário de graduação e pós-graduação do Curso de Direito na PUC Goiás, ESUP-FGV e Cambury, autor dos livros “A Aplicabilidade das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil”, “Academia Goiana de Direito” e “Reflexões Sobre o Direito do Início do Século XXI”. É também membro da Academia Goiana de Direito, da Academia Goianiense de Letras e da União Brasileira de Escritores, Seção de Goiás.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Di Rezende Advocacia e Consultoria | NOZZZ Comunicação

21 visualizações
8.png

Telefone: +55 62 3092-2122
E-mail: atendimento@direzende.com.br

 

Endereço: Rua João de Abreu, 192, Ed. Aton Business Style
13º andar, ala Sol, Setor Oeste. Goiânia - GO  CEP 74.120-110

© 2019 | Todos os Direitos Reservados

01.png