• Di Rezende | Advogados

Congresso Integra – Primeiro Congresso de Compliance de Goiânia – GO


No dia 28 de novembro de 2019 aconteceu em Goiânia o primeiro 1º CONGRESSO DE COMPLIANCE DO INSTITUTO ARC. O evento foi promovido pela Di REZENDE ADVOCACIA E CONSULTORIA e contou com painéis que abordaram diversas temáticas relacionadas aos programas de compliance.



Leia como foi o evento.


Solenidade de Abertura

A solenidade de abertura contou com a presença do Dr. Henrique Ziller – Secretário de Estado - Controladoria Geral – CGE, do Dr. Rodney Miranda – Secretário da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, do Dr. Silvio Fernandes Filho – Presidente do IPASGO, do Dr. Giovani Saavedra – Sócio Fundador do Saavedra & Gottschefsky Advogados Associados e Diretor Executivo do Istituto ARC, a Dra. Karine Eslar – Compliance Officer e sócia da Di Rezende Advogados e o Dr. Danilo Di Rezende – Sócio Fundador da Di Rezende Advogados. O evento foi realizado em conjunto entre o escritório Di Resende Advogados e o Instituto ARC e contou com 05 painéis temáticos, os quais abordaram diversas temáticas relativas aos programas de compliance público e privado.


O 1º Painel foi acerca do Compliance Público, o qual contou com a participação do Dr. Henrique Ziller – Secretário da Controladoria Geral do Estado (CGE), do Dr. Rodney Miranda – Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, do Coronel Vilarinho – Diretor da VW Consultoria e contou com a mediação da Dra. Ana Carolina Ferrari – Presidente do Núcleo de Compliance do IEAD. O painel tratou da implantação do programa de compliance pelo Estado de Goiás, tendo o Dr. Henrique Ziller mencionado que o mesmo encontra-se baseado em quatro eixos: ética, transparência, gerenciamento de riscos e responsabilização. Também foi abordada a visão da iniciativa privada quanto a implantação do compliance público por meio do Coronel Vilarinho e o Secretário de Segurança Pública mencionou quais ações o Estado vem tomando acerca de evitar que a corrupção possa fomentar o trafico de drogas, o tráfico de pessoas e o financiamento ao terrorismo, após a provocação da respectiva mediadora Ana Carolina Ferrari.


O 2º Painel tratou acerca do Benchmarking entre empresas que já estão implantando o programa de compliance e contou com a presença da Dra. Tatiana Accioly Fayad – Gerente Jurídica e Compliance da UNIMED Goiânia, da Lívia Maia –Diretora de compliance da TGCore Asset – Trinnus e com a presença de Maxsuel Pedreira – gerente de compliance do Consórcio MOBI, bem como, com a mediação da Dra. Karine Eslar – Compliance Officer e sócia da Di Rezende Advogados. Esse painel abordou questões como a estruturação do programa de compliance nas respectivas empresas, gestão do canal de denúncias, comitê de ética, investigação corporativa e políticas. As três empresas explicaram como iniciou-se o processo de implantação do programa de compliance nas mesmas, bem como a forma que foi definida a estruturação do mesmo, inclusive quanto às experiências positivas até então obtidas com a respectiva implantação.



O 3º Painel abordou as Investigações Internas corporativas e contou com a participação do Dr. Giovanni Agostini Saavedra – Diretor executivo do Instituto ARC e sócio do Saavedra e Gottchesky Advogados, João Vicente M. Cabral – Compliance Especialist Investigator e Investigador e Executivo da Techboard Latan elaborando plano de investigação Planning Memo e Nelson de Sá CTO da Techboard Latan, o qual contou com a mediação da Dra. Karine Eslar – Compliance Officer e sócia da Di Rezende Advogados. O painel tratou de técnicas de investigação corporativa e análise de segurança Cibernética e da Informação, que nesse mundo digital é condição básica para um bom controle de dados (LGPD) e Compliance nas organizações. Trouxe ainda exemplos de softwares e tecnologias, como Reconhecimento Facial da Techboard para auxiliar nas análises investigativas.


Após o almoço o retorno se deu com o painel envolvendo um bate papo com as mulheres do Agronegócio inovando na Gestão e Compliance, do qual participaram Sonia Bonato – Agropoecuarista e Diretora da Aprosoja GO, vencedora do 1º Prêmio Mulheres do Agro 2018 da Bayer, fundadora da LigadoAgro, Andrea Brondani – Diretora Técnica da Plantarum Consultoria e Diretora de Relações Públicas da Confederação de Engenheiros Agrônomos do Brasil, Bruna Drummond, proprietária e Responsável pelo Marketing da Agrocria e contou com a mediação da Dra. Anna Bastos – Advogada e consultora em compliance da Mapah. O painel abordou a realidade da mulher no campo, sua forma de gestão e atuação ética intrínseca à natureza feminina e a forma de transmitir isso ao seu dia a dia de trabalho.


O 5º Painel tratou do Compliance no Agronegócio e contou com a participação do Dr.José Mario Shreiner – Deputado Federal, Produtor Rural e Presidente da FAEG, José Frugis Filho – Líder Regional Centro Norte da Coterva Agriscience e Marcos Vinícius do Nascimento Souza – diretor executivo da Multisoft, empresa especialista em soluções de gestão agropecuária, bem como, com a mediação de Cleomar Dias Machado – Produtor Rural, Sócio Proprietário da Arkad Consultoria e Planejamento Empresarial e Diretor do Projeto Canola em Goiás e Diretor do Projeto Viva Caminhoneiro. Tal painel tratou da importância do Agronegócio para o Brasil e para Goiás, além de abordar as melhores práticas de compliance para o setor, contando com apresentação do diretor da empresa Coterva quanto ao sistema de compliance da mesma.


O 6º painel se tratou de um bate papo com representantes da Grant Thornton Brasil acerca da Legislação Geral de Proteção de Dados, contando com as presenças dos sócios da empresa Marcos Neves Tondin Filho e Vitor Pedrozo e com mediação do Dr. Giovani Saavedra. Tal painel abordou a entrada em vigência da respectiva lei, o que se dará em agosto de 2020, bem como os principais aspectos de abordagem da legislação e suas exigências mais relevantes.


O 7º painel foi uma palestra ministrada pelo Sr. Jeferson Carvalho – Diretor para as Américas da certificadora Rina e vice presidente da ABRAC – Certificação ISO 37001. Neste painel, o expositor abordou a importância da certificação, bem como, a atual necessidade de que as empresas se adequem à implantação dos programas de integridade e da ISO 37001 como ferramentas de combate à corrupção.


O último painel tratou acerca da Tendência de implantação de Compliance nos Partidos Políticos e contou com a exposição do Dr. Leonardo Ornelas, assessor legal do gabinete do Dr. Francisco Junior – Deputado Federal em exercício, autor da lei para implantação de compliance no âmbito estadual e contou com a mediação de Michel Afif Magul – Advogado e Presidente da Juventude do Partido Social Democrático. Tal painel trouxe os aspectos legais e tendências legislativas acerca da implantação do programa de compliance nos partidos políticos. O assunto também foi tratado sob o aspecto da necessidade de melhorar e moralizar as relações políticas e que envolvam os partidos, seus parlamentares e os eleitores.


8.png

Telefone: +55 62 3092-2122
E-mail: atendimento@direzende.com.br

 

Endereço: Rua João de Abreu, 192, Ed. Aton Business Style
13º andar, ala Sol, Setor Oeste. Goiânia - GO  CEP 74.120-110

© 2019 | Todos os Direitos Reservados

01.png